domingo, 29 de junho de 2008

Introdução

O desenvolvimento de aplicações WEB têm uma importante camada que as vezes pode não receber a devida importância, ainda mais dos mais novatos ao desenvolvimento. O cliente WEB merece uma atenção e melhor, se a tecnologia gerar uma saída HTML, a parte cliente será comum independente do tipo de tecnologia usada no servidor. Então é por isso que a WEB consegue ser tão abrangente, multiplataforma e desde 1990 tem como base o HTML que contínua sua evolução, mais recentemente para o HTML 5.

Isto é interessante, pois com um bom domínio das tecnologias de cliente, como HTML, CSS, Javascript, JSON e outros; fica mais fácil a adaptação em uma nova tecnologia de servidor. Então se você quiser mudar de ASP.NET para Java ou Python, já vai ter uma boa base para auxiliar nesta mudança.

Outro ponto é que para utilizar tecnologias como AJAX, onde é possível atingir uma boa usabilidade, melhora a experiência de navegação do usuário, é necessário saber bem da parte cliente. Então, antes de pensar em utilizar o ASP.NET AJAX, lembre-se que ele nada mais é que a utilização de javascript com requisições assincronas no servidor, e a atualização disso no cliente WEB.