domingo, 27 de julho de 2008

Conhecendo melhor o HTML

O HTML(HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação que permite descrever informação de um documento em estrutura de texto. É o formato de documento mais comumente utilizado no WWW(World Wide Web) para tráfego de conteúdo.

Através do HTML é possível definir uma série de informações além do texto, como quebra de linha, parágrafos, títulos, hiperlinks, imagens, formulários para requisição de dados e outros.

O HTML têm várias versões padrões, suas versões são controladas pela W3C, existe por exemplo o HTML 4.01 e o XHTML 1.0 e especificações que ainda estão sendo desenvolvidas, como é o caso do HTML 5. Sua sintaxe lembra bastante a sintaxe do XML(eXtensible Markup Language), mas somente o XHTML descende do XML. O HTML 4.01 e posteriores descendem do SGML(Standard Generalized Markup Language), linguagem também ancestral do XML.

Um exemplo básico de HTML é este do código 1, não se preocupe se não entender agora, a idéia é explicarmos os conceitos envolvidos e será possível posteriormente fazer sua leitura.

<html>

<head>

<title></title>

</head>

<body>

<span>TEXTO</span><br />

<form method="post">

</form>

</body>

</html>

Código 1 - Exemplo de HTML

Vamos agora entender os conceitos envolvidos:
  • TAG - Elementos
    Exemplo : <html></html>

  • Attributes - Atributos
    Exemplo: <form method="post">

  • Values - Valores
    Exemplo: <form method="post">

Elementos


Os elementos são rótulos que identificam e estruturam a página Web, são delimitados pelos caracteres menor(<) e maior(>) e em HTML bem escrito todo elemendo deve ser aberto e fechado.

Os elementos podem possuir nenhum ou vários atributos. Outro ponto importante é que o HTML tem uma hierarquia, onde um elemento pode estar dentro do outro. Voltando ao código 1 podemos reparar que o elemento head é elemento filho do html, isto porque o html foi aberto no começo e fechado somente no fim. Então podemos dizer que os elementos podem ter outros elementos e/ou textos, ou serem vazios.

Existem duas formas de fechar os elementos:
  1. <html></html>
  2. <br />
Repare que o elemento é aberto estando dentro dos caracteres maior e menor e é fechado com a barra(/)

Atributos e Valores


Os atributos e valorees definem informações e comportamento do elemento. Ou seja, no código 1 temos a seguinte definição:

<form method="post">

Neste caso o elemento form teve seu atributo method definido para o valor post. É importante ser atentar ao fato que um HTML bem escrito todo valor é delimitado por aspas.

O HTML têm uma série de atributos e valores definidos como enumerados ou livre em sua especificação.

Um bom exemplo de elemento e atributo que possui valores pré determinado é o elemento input. O elemento input é utilizado para definir elementos de formulário, para entrada de dados de usuário, e seu atributo type pode ter vários valores, mas somente os enumerados, exemplos:
  • <input type="checkbox" />
  • <input type="text" />
  • <input type="radio" />
  • <input type="submit" />
O próprio elemento input tem um atributo que pode ser livre que é o value, no código 2 abaixo está definido o texto inicial do controle:


<input type="text" value="texto inicial" />

Código 2 - Definindo um valor livre do atributo value do elemento input

Hierarquia de elementos


Voltando à hierarquia, os elementos podem ser pai, filho e irmão de outros elementos. Veja por exemplo o código 3, que mostra um pedaço de um HTML.


<body>

<span>TEXTO</span>

<div>TEXTO</div>

</body>


Código 3 - Exemplo de hierarquia

Então podemos dizer que o elemento span é filho do elemento body, pois o elemento span fica entre o início(<body>) e o fechamento(</body>) do elemento body. O elemento div também é filho de body. O elemento body é pai do elemento span e do elemento div. E o elemento span e div são irmãos.

Dentro dos elementos podem então haver textos, outros elementos ou nada. Os textos, únicos não falado até aqui, são textos livres escrito respeitando uma codificação especial. Isto é necessário se não um texto que tivesse o caracter menor(<) poderia ser interpretado como o início de um elemento, mesmo quando não fosse. Exemplos: Para escrever no texto o caracter "<" deve-se então usar o "&lt;" Para ver uma lista de vários caracteres de escape acesse este link.

Voltando então a analisar o código 1, veja a imagem 1 que explica cada elemento utilizado:

Imagem 1 - Explicação do HTML do código 1

Caso precise de referências de HTML e dos diferentes elementos, atributos e valores consulte estes links:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms533050(vs.85).aspx
http://developer.mozilla.org/en/docs/HTML

Referências
http://www.w3.org/MarkUp/
http://en.wikipedia.org/wiki/HTML